terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mulheres Para Se Inspirar


Algum tempo atrás eu vi uma reportagem sobre uma mãe estadunidense - e fotógrafa - cuja filha iria completar cinco anos de idade. Ao pesquisar temas para uma sessão de fotos para marcar a data, ela ficou surpresa com as repetitivas sugestões: Princesas, Barbie e afins. Foi então que Jaime Moore decidiu reproduzir fotos de mulheres reais, que fizeram algo de bom e que poderiam inspirar sua filha a seguir seus passos. A menina Emma foi retratada como Susan B. Anthony, Coco Chanel, Amelia Earhart, Hellen Keller e Jane Goodall, pioneiras em seus atos e pensamentos, e como futura candidata para presidente dos Estados Unidos. Veja as fotos abaixo.












Desde a primeira vez que vi esse excelente trabalho, fiquei pensando em quais mulheres eu adicionaria e acabei escolhendo três: Marie Curie, Simone de Beauvoir e Eleanor Roosevelt.


Marie Curie foi uma cientista polonesa que viveu grande parte da sua vida na França pois era casada com um francês. Seus principais trabalhos foram na área da radioatividade, além da descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Foi a primeira pessoa a ter ganho duas vezes um renomado prêmio: o Nobel de Física em 1903 e um Nobel de Química em 1911.



Eleanor Roosevelt foi primeira-dama, diplomata e embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas. Presidiu a comissão que elaborou e aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.



Simone de Beauvoir foi uma filósofa francesa que mantinha uma relação amorosa com o também filósofo Jean-Paul Sartre, representante do existencialismo. Ela, também romancista, publicou livros como She Came to Stay, munha atual leitura. Porém o que eu mais admiro nela é seu trabalho quanto ao feminismo. Ela é autora de 'O Segundo Sexo', uma análise sobre o papel da mulher na sociedade.

Todas as vezes que eu olho fotos dessas e de outras importantes mulheres, me lembro de ser invisível em uma sociedade em larga escala. Eu, como tantas outras pessoas, gostaria de fazer algo a ser deixado para o planeta, me fizesse entrar para a história e é claro, me colocasse em uma dessas listas inspiradoras. Não só por estar, não pela fama, mas pela sensação de que a minha vida não terá sido em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...