sábado, 7 de março de 2015

Capítulo 2 ou Datas Marcadas com Saúde Assegurada

Dezoito de agosto. Cento e sessenta e cinco dias e contando. O avião decola de Curitiba às 12:57, rumo ao Rio de Janeiro. Depois, Aeroporto da Portela em Lisboa. O meu corpo e a minha bagagem podem ainda estar aqui, mas a minha imaginação já está lá, caminhando pelas ruelas de Coimbra. A agência que possibilitou a ida concreta e os bilhetes já aqui em casa? A mesma do intercâmbio de férias para Bath: a Central de Intercâmbio. Com atendimento impecável, eles ofertam uma passagem para estudantes, que além de ser mais barata, permite a remarcação da passagem para até um ano depois a um baixo custo, ou sem nenhum, dependendo da companhia aérea. São 100 dólares, no caso da TAP. É claro que com a subida do dólar, a taxa fica cada vez menos agradável, mas ainda sim vale a pena.

Outro caso resolvido por esses dias, é a questão do seguro saúde, exigido para o visto e para entradas no país. Felizmente, Brasil e Portugal possuem um acordo de Segurança/Seguridade Social. Isso significa que um brasileiro em terras lusas poderá fazer uso do sistema de saúde pública de lá. E vice-versa. Se vale a pena para um português, nós já sabemos a resposta. Já o contrário, eu terei que descobrir.  O processo para se beneficiar desse acordo, chamado PB-4, parecia muito complexo. Mas na realidade além de simples, é muito rápido. Entramos em contato com o Ministério da Saúde aqui em Curitiba e eles nos encaminharam um e-mail, descrevendo todos os documentos necessários, como passaporte, carteira nacional de saúde, cópia das passagens, entre outros. Assim que reunimos tudo o que foi pedido, fomos até o local onde fomos muito bem atendidos. O Certificado de Direito à Assistência Médica, o CDAM, ficou pronto no dia seguinte, logo de manhã. Coloquei as informações tanto do Ministério da Saúde, quanto da agência de viagens, caso possa interessar a alguém.

Os próximos passos são dar entrada no processo do visto, mas esse só pode ser realizado três meses antes do início da viagem, e a escolha da residência universitária, que só acontece em junho. E parafraseando um querido desenho animado de infância, 'e por hoje é só, pessoal!'. Ou 'that's all Folks!', caso você não goste de traduções.


Ministério da Saúde – SEGAD: 
Rua Cândido Lopes, 208 – sala 406 – 4o andar 
Fone: (041) 3310-3545 / 3546

CI Intercâmbio e Viagens
Avenida do Batel, 1398 - Batel, Curitiba - PR, 80420-090
Telefone: (41) 3342-3032

Atualizado!: fiz uma continuação do post, detalhando o processo para a realização do PB4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...