terça-feira, 28 de abril de 2015

Existe um bom aplicativo para tudo nessa vida


Eu costumo dizer que existe um bom aplicativo para tudo. Para aprender uma nova receita, escutar música, chamar um táxi ou até mesmo forjar uma ligação. Eu contei rapidamente quantos eu já havia baixado até hoje e o resultado não foi nada mais, nada menos que 249. Testei, usei, deletei e hoje restaram menos de trinta, os quais eu realmente utilizo e que não estão só ocupando memória. Aqui abaixo estão os meus favoritos, além da tradicional tríade Facebook, Instagram e Whatsapp.

8tracks: é uma espécie de rádio online, onde os próprios usuários criam playlists e as compartilham. O mais interessante é que cada lista de reprodução pode ser classificada de diferentes formas, que vão desde de um estado de espírito à trilha sonora de um filme, além de você poder salvá-las para escutar novamente mais tarde. A único fator que me incomoda um pouco é poder pular no máximo três músicas por lista. Eu sei que a intenção é conhecer novas músicas, mas às vezes a minha impaciência não deixa. Fora isso, é perfeito para deixar tocando o dia todo.

Pinterest: como definir essa rede social de compartilhamento de fotos senão amor? Amor pelas imagens e ideias maravilhosas que encontramos por lá. Pode-se separar as imagens por painéis, e as possibilidades são infinitas. Eu tenho diversos, como o 'college' com inspiração para roupas para a faculdade, o 'not just to drink' com ideias de frases para canecas (eu tenho uma verdadeira paixão por elas. Eu uso 10 somente como porta-lápis), e o 'dorm decor' conceitos para a decoração do meu futuro quarto na residência universitária! Caso queira dar uma olhada ou até mesmo me seguir, é só acessar o link.

Netflix: provavelmente você possui uma conta, já usou seu mês grátis ou tem um amigo que assina. Acho que a melhor qualidade desse serviço de streming é não contar as horas em que eu passo nele, porque são muitas mesmo. Mas ao menos atualmente eu tenho a desculpa de estar me despedindo, pois essa maravilha só chegará à Portugal em algum momento dos próximos dois anos.

Buzzfeed: notícias inusitadas, quizzes curiosos e listas randômicas. Tudo o que você precisa para passar o tempo. Eu costumo acessar antes de dormir para me distrair um pouco, então não é muito interessante quando o assunto é meio perturbador. Enquanto o site é ofertado em português, inglês, espanhol, francês e alemão, o aplicativo só está disponível na língua do Tio Sam.

BBC News, CNN e Le Monde: esses sim veículos midiáticos tradicionais, são respectivamente do Reino Unido, dos Estados Unidos e da França. A maior vantagem deles, e para que eu basicamente os utilizo, é receber as principais notícias do mundo em forma de notificação. E é bem cativante também o fato deles nos atualizaram frequentemente sobre o panorama político e social de outros países. A própria eleição presidencial aqui do Brasil foi muito bem 'narrada'.

Moedas ou Conversor de Moedas e Calculadora de Taxa de Câmbio: eu precisava de uma maneira mais eficaz (sabia que uma pessoa eficiente é alguém que é capaz de executar uma tarefa e uma eficiente além de fazê-la, a faz rapidamente? Tudo bem, eu também não sabia até a minha querida amiga Fabiana, amante de definições, me contar) para converter valores, especialmente de real para euro e vice-versa (sabia que euro em alemão se pronúncia algo como 'óirro' devido à fonética do ditongo 'eu'?), já que estou me mudando para um país que faz parte da Comunidade Europeia. E essa foi uma solução bem viável. O app é bem simples e se assemelha à calculadora do iPhone, além de atualizar automaticamente com a taxa cambial do dia.

La Conjugaison e Die Konjugation: essas duas geniais invenções são, na verdade, versões mais recentes dos antigos guias de conjugação verbal, tão úteis e essenciais no aprendizado de uma língua. Apesar do conteúdo estar disponibilizado no site, o aplicativo possui a vantagem de funcionar quando não conectado à internet. E enquanto o de francês é gratuito, todos os outros custam cerca de dois dólares. Estão disponíveis para a língua francesa, a portuguesa, a alemã, a espanhola e a italiana. Eu uso somente para o francês e para o alemão por três motivos bem simples: as conjugações do francês são relativamente complexas e empregadas no cotidiano dos francófonos, então é necessário saber de cor e salteado. Além disso, o meu atual professor é bem exigente quando se trata de verbos, então é melhor estar com eles na ponta da língua. Já para o alemão, como eu estou ainda no decorrer do segundo semestre de curso, ainda não deu tempo de assimilar essa parte do conteúdo muito bem, pois essa é uma das partes em que eu mais tenho dificuldade.

grammatik: como o nome já diz, é uma gramática em alemão bem simplificada, gratuita e que funciona offline. Baixei principalmente por causa das declinações em forma de tabela que o aplicativo oferece, mas ele aborda outros aspectos gramaticais explicados em alemão, inglês ou espanhol.

Onde é isso?: o único jogo da lista e do meu celular, é perfeito para quem ama a geografia. Com diversos modos de jogo, o objetivo de todos é indicar no mapa onde fica o país ou capital dado. Pode-se escolher entre jogar com países europeus, africanos, americanos ou até mesmo com o mundo todo. Dá para passar horas jogando e tentando decorar onde fica cada lugar.

Countdown!!: aplicativo para quem tem preguiça de ficar contando no calendário quantos dias faltam para esse ou aquele evento, ou tem curiosidade em saber quantos segundos faltam até ele. É simples e possui um design bem agradável e personalizável. Uso para contar quantos dias faltam para Coimbra (uhul!).

Foto 3x4: esse eu usei uma única vez, mas tive que compartilhar devido a sua genialidade. O app transforma qualquer foto em 3x4 (ou fotografia de passe, como é chamada em Portugal), e depois as dispõe para uma impressão 10x15, com marcas para recorte. Enquanto no shopping seis fotografias custavam mais ou menos dez reais, nós pagamos doze reais em oitenta (longa história, mas só sei que possuo fotos suficientes até os meus oitenta anos). 

O post acabou ficando um pouquinho mais longo que o esperado, mas nada muito incomum aqui no blog. E se comparar com os quase 250 baixados no último ano, até que não é muito, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...