sábado, 16 de maio de 2015

Aquele clichê de aprender brincando.

Na imagem, o aplicativo Geo Arena.

Na última quarta feira, dia 13 de maio, uma professora substituta de alemão nos fez  brincar de jogo da memória durante a aula. Antes de começar foi um terror, eram adjetivos (a maior parte desconhecidos) e vamos dizer que a minha visão para procurar coisas não é das melhores (a minha mãe que o diga). Mas além de muito divertido, foi extremamente útil. Consegui memorizar praticamente todas as palavras do jogo, cerca de cinquenta, em menos de uma hora.

No dia seguinte, inspirada pela situação e pela aula de francês que havia se seguido, comecei a procurar na App Store jogos e aplicativos similares ao Onde é isso?, sobre o qual eu já havia falado aqui, e acabei me surpreendendo com a quantidade de apps interessantes que encontrei. Baixei vinte e cinco, testei e selecionei os melhores.  Devido aos meus interesses pessoais, todos são voltados para a área de história, geografia e aprendizado de idiomas, mas havia alguns dos mesmo desenvolvedores que pareciam interessantes e eram ligados à química e à física.

Para começar, eu sou completamente apaixonada por mapas, tanto que tenho uma parede coberta por eles. Eles são o retrato de uma das melhores coisas da vida. Viajar. E saber onde cada país fica pode ser fácil quando se trata dos mais conhecidos, mas sabemos onde fica cada país do Leste Europeu? E da Ásia? E da África? E quais são suas respectivas bandeiras e capitais? Os aplicativos abaixo podem facilitar o processo, de uma forma que não envolva ficar encarando um livro por horas.

Geo Arena - Spielen, Lernen, Herausfordern (App Store-Google Play): apesar do nome em alemão, ele está disponível também em português em sua maior parte. E é fantástico. Com toda a certeza, ele é o mais completo de todos os apps relacionados à geografia. Com diversos modos de jogos, você pode escolher entre o tradicional mapa mundi, cidades da Suíça, rios do mundo, arranha-céus mais altos, maiores aeroportos, sedes de empresas multinacionais e muito mais. Caso seja de seu interesse, por $3,99 você ainda pode desbloquear os modos multiplayer e aprendizado, além de remover os anúncios. Ele ainda conta com o design muito bonito, e que pode se alterado para um layout mais neutro.

Estados da Alemanha (App Store-Google Play) e Regiões Francesas (App Store-Google Play): apesar do modo 'Estados da Alemanha' estar disponível no Geo Arena, a opção associada às bandeiras faz diferença.  Muito similar ao das Regiões Francesas, ambos tem uma navegação intuitiva, quase que simplória. São bem específicos, e por isso um pouco mais difíceis, mas vale a pena para conhecer onde é Scheleswig-Holstein, local conquistado na guerra contra a Dinamarca na época da unificação, por exemplo.

Países da Europa - As bandeiras nacionais, as capitais europeias, os estados e o mapa - Da Finlândia e da Escandinávia ao Reino Unido e a Portugal ou Todos os Países da Europa no Google Play (App Store - Google Play): precisa dizer mais?

E nada mais lógico para alguém que se interessa tanto por internacionalidades ter uma tendência a gostar de idiomas. E para quem passa por esse aprendizado de uma nova língua, sabe o quanto é difícil memorizar alguns tópicos. Eu por exemplo demoro para absorver as conjugações verbais. Eu as aprenderei, mas só depois que a prova passar. Até lá, é decoreba mesmo (não acredito que falei isso. Odeio, odeio, odeio decorar coisas). Com esses aplicativos, dá para passar por outros pontos mais cansativos de uma forma bem lúdica.

Dias da semana e meses em 7 idiomas (disponível somente na App Store): mais um título autoexplicativo. É como uma forca, em que se seleciona as letras para a tradução da palavra que corresponde a tal dia ou tal mês. As línguas disponíveis são português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e russo.

Aprender os números em 7 idiomas (disponível somente na App Store): quarenta vezes vinte mais dezenove, sete mais noventa e outras loucuras. Aprender sobre os números já não é fácil na nossa própria língua (já deu para perceber aqui que eu sou das humanas, não?), imagine em outra. Esse aplicativo ajuda a treinar em casa, para não sair pela rua lendo todos os números em voz alta com um doido, nem para fica apreensivo quando aparecer uma data durante a sua vez de fazer a leitura em sala. Disponível nas línguas citadas acima.

Monstro! De qual é a cor? Tome um teste! (disponível somente na App Store): funciona como os anteriores, com a vantagem de conter a língua ucraniana. Pode parecer fácil, mas as cores lá exigidas/ensinada são aquelas que costumam, correndo o risco de ser sexista nessa afirmação, intrigar os homens. Magenta, turquesa, ciano, âmbar e muitas outras cores que, nós, os reles mortais não conseguem diferenciar com tanta facilidade. 

Esses dois últimos talvez sejam os mais difíceis pois, infelizmente, não fazem parte do nosso cotidiano de forma consistente. São assuntos de cultura geral, mas da forma como são colocados trazem uma dificuldade ainda maior.

Óperas famosas - Adivinha o compositor e ópera - Richard Wagner ou Giuseppe Verdi? ou Óperas e compositores famosos no Google Play (App Store - Google Play): associar um compositor a sua fisionomia já não é muito fácil, agora imagine uma imagem aleatória relacionada a uma ópera não tão famosa. Demorado, difícil, mas divertido.

Presidentes dos Estados Unidos - De George Washington a Barack Obama - O questionário sobre história americana (disponível somente na App Store): acho que eu só baixei esse na esperança de aparecer o Kennedy (❤) em algum momento, mas até agora isso não aconteceu. Ainda escreverei sobre ele aqui, mas posso adiantar três coisas que me fazem amá-lo: Jacqueline Kennedy, doutorado em Relações Internacionais e Harvard. O único defeito que alguém poderá usar contra ele, discutindo comigo, é o affair com a Marilyn Monroe. Mas a minha opinião - negativa - sobre ela também fica para outra hora.

E você, usa algum aplicativo interessante para aprender? 
Algum para me indicar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...