terça-feira, 5 de maio de 2015

Fotografando João Turin

No dia 29 de abril, a exposição 'João Turin - Vida, Obra, Arte' e seu respectivo livro, foram premiados pela Associação Brasileira de Críticos de Arte. A honraria fez jus a um trabalho impecável, que conheci por acaso. 
Em cartaz desde junho de 2014 até fevereiro de 2015, no salão principal do Museu Oscar Niemeyer, a mostra nos apresentava o talento do artista paranaense. Nascido no ano de 1878 na cidade de 

Morretes, teve seus estudos na Bélgica custeados pelo governo, dado ao tamanho destaque que já denotava. Entre uma de suas principais obras, está uma estátua de Tiradentes, que quando retirada da praça de mesmo nome em Curitiba, encontrou-se uma garrafa. Nela, continha um documento indicando a existência de uma cápsula do tempo no local original da obra e uma moeda. Já na cápsula, estava a primeira página de um jornal datando a inauguração do monumento. 

E no dia 24 de julho do ano passado, em uma visita aleatória a esse museu que eu tanto adoro, aproveitei para fazer algumas fotografias do local. E claramente não foi uma tarefa difícil, dada à curadoria impecável de José Roberto Teixeira Leite. E aqui abaixo estão algumas delas. 













O livro 'João Turin - Vida, Obra, Arte' está disponível para compra pelo
site da Editora Nossa Cultura, na loja do MON e em algumas livrarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...